skip to Main Content

Benefícios da Lenalidomida em tratamento de manutenção do paciente com Mieloma Múltiplo

Dr. Breno Gusmão – Médico Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro o 1° Simpósio Hemomeeting Norte e Nordeste 2023, em João Pessoa – Paraíba. O encontro, idealizado e coordenado pelo Dr. Breno Gusmão, objetiva a união e troca de informações entre onco-hematologistas. No vídeo, o Dr. Breno, traz os benefícios da administração de lenalidomida em manutenção do paciente com Mieloma Múltiplo.

A lenalidomida, imunomodulador de 2ª geração, se destaca em um contexto em que o transplante autólogo de células tronco não é uma abordagem curativa e, portanto, muitos pacientes apresentam progressão da doença mesmo diante mediante resposta completa.

Em estudo de 2017, McCarthy e demais investigadores realizaram uma meta-análise incluindo 3 grandes estudos randomizados controlados. Foram incluídos no estudo 605 pacientes tratados com Lenalidomina em manutenção e 603 pacientes que receberam placebo ou grupo observacional. Na análise, os desfechos de sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) foram favoráveis à manutenção com o imunomodulador, de modo que o tratamento reduziu em 52% e 25% o risco dos desfechos SLP e SG, respectivamente.

Estando a Lenalidomida amplamente disponível no mercado brasileiro e dado os resultados satisfatórios desse fármaco nos clinical trials, Dr. Breno conclui não haver nenhum motivo para não se beneficiar os pacientes com esse tratamento que demonstrou prolongar sobrevida livre de progressão e sobrevida global. Confira na íntegra!

Referências:

1. McCarthy PL, Holstein SA, Petrucci MT, et al. Lenalidomide Maintenance After Autologous Stem-Cell Transplantation in Newly Diagnosed Multiple Myeloma: A Meta-Analysis. J Clin Oncol. 2017.
Back To Top