skip to Main Content

Fostamatinibe para anemia hemolítica autoimune por anticorpos quente: resultados do estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo FORWARD

Fostamatinibe é um medicamento oral inibidor de tirosina quinase do baço capaz de promover boas respostas em incremento eritrocitário em pacientes com anemia hemolítica autoimune por anticorpos quentes

Escrito por Germano Glauber de Medeiros Lima

A anemia hemolítica autoimune por anticorpos quentes (wAHAI) é uma doença rara e autoimune causada pela destruição acelerada de glóbulos vermelhos por anticorpos com ou sem envolvimento do complemento, caracterizada por hemólise e anemia sintomática. Não há opções de tratamento aprovadas para a wAHAI, tipicamente envolvendo para seu manejo o uso medicamentos imunossupressores como corticosteroides e rituximabe.

Fostamatinibe é um medicamento oral inibidor de tirosina quinase do baço (SYK) aprovado nos EUA e na Europa para tratamento de adultos com trombocitopenia imune crônica. Neste estudo de fase 3 apresentado (FORWARD), pacientes com resposta insuficiente a 1 ou mais tratamentos anteriores para wAIHA foram randomizados (1:1) para fostamatinibe ou placebo. O desfecho primário foi a proporção de pacientes que alcançaram um resultado duradouro de resposta de hemoglobina (Hgb) (Hgb ≥10 g/dL e aumento do valor basal de ≥2 g/dL em 3 visitas consecutivas) durante o período de tratamento de 24 semanas.

Noventa pacientes foram randomizados, 45 para cada braço. Dos pacientes tratados com fostamatinibe, 35,6% alcançaram um resultado duradouro na resposta de Hb versus 26,7% com placebo (p = 0,398). Uma análise post hoc revelou uma grande resposta ao placebo em pacientes da Europa Oriental. Significativamente mais pacientes do grupo fostamatinibe da América do Norte, Austrália e Europa Ocidental exibiram um efeito duradouro em comparação com placebo (36% vs. 10,7%, p = 0,030).

Após serem censurados valores de hemoglobina impactados pelo resgate com esteroides recebidos durante a triagem e excluindo-se 2 pacientes do grupo placebo que provavelmente não tinham wAHAI, uma reanálise demonstrou uma diferença na resposta durável de Hb entre fostamatinibe e placebo (15/45 [33,3%] vs. 6/43 [14,0%], p = 0,0395).

Pelo menos 1 evento adverso (EA) foi relatado em 42 (93,3%) e 40 (88,9%) pacientes recebendo fostamatinibe e placebo, respectivamente. Os EAs mais comuns no grupo fostamatinibe foram diarreia (26,7%), hipertensão (24,4%) e fadiga (15,6%).

Os autores do trabalho concluem que os resultados apresentados fornecem dados encorajadores de que o fostamatinibe pode induzir respostas duráveis ​​de Hb que continuam a crescer ao longo do tempo com um perfil de segurança consistente com o de estudos de longo prazo em PTI e artrite reumatóide. Em conjunto, o fostamatinib pode representar uma opção de tratamento viável para pacientes com wAHAI.

Referência: 

  1. Kuter, D. J., Piatek, C., Röth, A., Siddiqui, A., Numerof, R. P., Dummer, W., & FORWARD study group (2024). Fostamatinib for warm antibody autoimmune hemolytic anemia: Phase 3, randomized, double-blind, placebo-controlled, global study (FORWARD). American journal of hematology, 99(1), 79–87. https://doi.org/10.1002/ajh.27144
Back To Top