Perda da expressão de CD20 como mecanismo de resistência ao mosunetuzumabe linfomas de células B recidivados/refratários
Estudo expande o conhecimento sobre a perda de antígeno CD20 após uso de anticorpos biespecíficos direcionados a CD20 e elucidam mecanismos de resistência na progressão da doença
Escrito por: Germano Glauber de Medeiros Lima
CD20 é um alvo terapêutico estabelecido em malignidades de células B. Estratégias para melhorar ainda mais a atividade clínica de agentes anti-CD20 estão sendo exploradas, incluindo agentes que promovem envolvimento imunológico. O anticorpo biespecífico mosunetuzumabe tem atuação nos antígenos CD20 e CD3 tem eficácia significativa em linfomas não-Hodgkin de células B (LNH).
Como a perda do antígeno alvo é um mecanismo de resistência reconhecido, foi avaliada a expressão de CD20 em relação à resposta clínica em pacientes com LNH refratário recidivado e/ou refratário (R/R) no estudo de fase 1/2 GO29781 que investigou a monoterapia com mosunetuzumabe. CD20 foi estudado utilizando-se imuno-histoquímica (IHQ), sequenciamento de RNA e sequenciamento completo do exoma realizado centralmente em amostras de biópsia coletadas antes do tratamento na pré-fase, durante o tratamento ou após a progressão.
Antes do tratamento, a maioria dos pacientes exibiram uma alta proporção de células tumorais expressando CD20; no entanto, em 16 de 293 pacientes (5,5%) a proporção foi <10%. Análises de amostras de biópsia pareadas de pacientes em tratamento revelaram que os níveis de CD20 foram mantidos em 29 dos 30 pacientes (97%), enquanto que naqueles pacientes em progressão de doença a perda de CD20 foi observada em 11 dos 32 pacientes (34%).
Transcrição reduzida ou aquisição de mutações truncadas explicaram a maioria, mas não todos os casos de perda de CD20. A modelagem in vitro confirmou os efeitos das variantes CD20 identificadas em amostras clínicas na redução da expressão de CD20 e mutações missense no domínio extracelular que poderiam bloquear a ligação do mosunetuzumab.
Esse estudo expande o conhecimento sobre a ocorrência de perda de antígeno alvo após terapêutica anti-CD20, incluindo anticorpos biespecíficos direcionados a CD20 e elucidam mecanismos de expressão reduzida de CD20 na progressão da doença que pode ser generalizável para outros agentes de direcionamento anti-CD20. Esses resultados também confirmam a utilidade da IHC disponível para CD20 como uma ferramenta para informar decisões clínicas.
Referência:
- Schuster, S. J., Huw, L. Y., Bolen, C. R., Maximov, V., Polson, A. G., Hatzi, K., Lasater, E. A., Assouline, S. E., Bartlett, N. L., Budde, L. E., Matasar, M. J., Koeppen, H., Piccione, E. C., Wilson, D., Wei, M. C., Yin, S., & Penuel, E. (2024). Loss of CD20 expression as a mechanism of resistance to mosunetuzumab in relapsed/refractory B-cell lymphomas. Blood, 143(9), 822–832. https://doi.org/10.1182/blood.2023022348